Maués produz as próprias cápsulas de respiração não-invasiva

Nesta quarta-feira, 22, o Hospital Raimunda Francisca Dinelli (Dona Mundiquinha) recebeu 10 novas cápsulas de respiração não-invasiva, uma nova tecnologia menos agressiva ao paciente e mais segura para os profissionais de saúde. A produção dos materiais é local seguindo o protocolo do corpo clínico do Grupo Samel e Instituto Transire que cederam a patente de fabricação para a Prefeitura de Maués.

No total, o Município já tem 16 cápsulas de respiração não-invasiva, sendo que, 14 são fabricações Saterê Mawé. A expectativa é que sejam produzidas mais 04 nos próximos dias.

A parceria sem fins lucrativos entre Prefeitura de Maués, Grupo Samel e Instituto Transire foi firmada no último dia 09. Uma ação muito elogiada pelo diretor-presidente da Samel, Luiz Alberto Nicolau.

“Junior Leite foi o primeiro prefeito do interior do Amazonas que nos ligou demonstrando interesse nessa tecnologia que tem dado certo em nossos hospitais. Um ato de humildade e responsabilidade que me comoveu e nos colocou à disposição para ajudar a Terra do Guaraná. É uma parceria sem fins lucrativos, com interesse apenas na saúde da população”, disse.

No dia 09 de abril, o Grupo Samel e o Instituto Transire fizeram a doação de duas cápsulas de ventilação não-invasiva produzidas na capital Manaus e repassaram protocolos de atendimento em casos do novo coronavírus (Covid-19).

MAIS INVESTIMENTOS

A Prefeitura de Maués tem feito muitos investimentos para aquisição de mais equipamentos e melhoria na estrutura do Hospital Raimunda Francisca Dinelli (Dona Mundiquinha). Ainda esta semana, a Unidade ganhará a sua primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI). N

último dia 20, o prefeito Junior Leite anunciou o investimento de mais de R$ 500 mil na Saúde e entregou a quarta ambulância do Município, toda equipada para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 e outras doenças que causam problemas respiratórios.

Maués fez a aquisição também de mais testes rápidos, respiradores mecânicos, gasômetro, máscaras, BIBAPs (máquinas indicadas para o tratamento de pessoas que têm insuficiência cardíaca e doenças neuromusculares) e ainda Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais de saúde plantonistas do Hospital Raimunda Francisca Dinelli.

“A saúde da população é nossa principal prioridade no momento e vamos fazer todos os investimentos necessários para melhorar ainda mais a estrutura das nossas unidades de saúde e Hospital Dona Mundiquinha que já tem internações por Covid-19. Graças a muita responsabilidade e planejamento, adquirimos em 2019, com recursos próprios, a nossa primeira Usina de Oxigênio, que nos deu uma economia de R$ 50 mil ao mês, aos cofres públicos, nos permitindo investir em outros equipamentos e insumos”, disse o prefeito.

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Maués, às 12h, nesta quarta-feira, 22 de abril, a Terra do Guaraná já tem 33 casos confirmados do novo coronavírus, 10 internações, 10 isolamentos domiciliares, 03 transferências para a capital, 07 altas por cura e 03 óbitos.

O Município continuará intensificando as ações preventivas nas barreiras sanitárias e blitz de fiscalização com apoio da PM para evitar aglomerações nas ruas, estabelecimentos, praças, comércios, entre outros, durante o dia e a noite. Para denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o número de whatsapp: 99132-8080 // e a Polícia Militar: 99434-3192.