Maués intensifica campanha contra queimadas

A campanha ‘Queimadas Urbanas: Apague essa ideia!’ está sendo intensificada no município. A Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedema), está nas ruas orientando e combatendo essa prática criminosa, principalmente neste período do ano em que prevalecem as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar.

De acordo com a lei de crimes ambientais, a poluição consiste em provocar, de qualquer forma, ações que coloquem em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.  Um exemplo é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causando risco de incêndio para outras casas, destruindo a vegetação e causando a morte de animais.

Com a chegada do verão, a Prefeitura de Maués, por meio das secretarias municipais de meio ambiente e de obras, intensificou o alerta para o descarte correto do lixo, principalmente aquele que produzimos em nossas casas todos os dias.

A Secretaria Municipal de Obras está fazendo a coleta diária de lixo doméstico, por isso, não há a necessidade de jogar o lixo em qualquer lugar, como terrenos baldios, rios ou até mesmo no meio da rua, muito menos queimar os resíduos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também está fazendo a sua parte, para evitar o problema das queimadas.

O descarte de lixo ou folhas que caem deve ser em sacos plásticos fechados e tudo deve ser depositado na lixeira em frente das casas nos dias em que o caminhão coletor de lixo passar. Todo cidadão, explica a secretária executiva da Sedema, Fabíola Mendes, é responsável pela limpeza e a correta destinação do lixo de sua residência ou estabelecimento comercial.