Maués inicia disputa dos Jogos Escolares do Amazonas

Com 19 atletas, os estudantes de Maués iniciaram na manhã de hoje (20/07), sua participação nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS), em cerimônia realizada no ginásio Amadeu Teixeira, na zona Centro-sul de Manaus. A comitiva também é composta por sete professores, treinadores e monitores

A competição realizada anualmente na capital do Estado tem nesta edição, a participação de 7,6 mil estudantes das escolas públicas, particulares e federais do Amazonas, que disputarão 20 categorias até o próximo dia 29 de julho.

Os campeões da categoria Infantil disputarão os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro, e os vencedores da categoria Juvenil participam da mesma edição do torneio, em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.

Destaques

Na volta aos JEAS este ano, Maués participará com 19 atletas-estudantes, em 27 modalidades das categorias Atletismo, Xadrez, Luta Olímpica e Jiu-Jitsu

Com muita esperança e dedicação, o estudante Jenildo Vasconcelos Macedo, de 14 anos, é um dos cinco atletas da comitiva que residem na zona rural, na comunidade Santo Antônio do Cajá, distante seis horas de barco da sede. “Esta é a primeira vez que venho em Manaus e tenho certeza que o atletismo é meu futuro”.

A mesma emoção e vontade de vencer é compartilhada pelas jovens Iene Renata de Leão (15) e Natália Souza (12), que vão disputar as corridas de 800m e 1.200m, respectivamente, e são moradoras da comunidade Nossa Senhora de Fátima. “Vamos disputar de igual para igual com as demais atletas e representar Maués com muito orgulho”, comemorou Natália.

“A verdadeira conquista de Maués é formar cidadãos. Uma criança que pratica esporte, tem mais saúde e menos risco de se tornar um problema social. Esta é a verdadeira medalha que queremos para nossos jovens estudantes”, destacou o prefeito Junior Leite.

Tabela de Maués

Confira a tabela de Maués nesta primeira fase dos Jogos Escolares do Amazonas 2017:

21 a 23 de julho – Atletismo e Xadrez (Vila Olímpica)

22 – Luta Olímpica (Vila Olímpica)

25 – Jiu-Jitsu (Ginásio Sesi)

Resgate

Depois de muito tempo afastado das competições escolares regionais e estaduais por falta de apoio e incentivo, o município de Maués, na gestão do prefeito Junior Leite, iniciou um grande projeto de retomada das atividades físicas e esportivas na Terra do Guaraná.

Logo nos primeiros meses de 2017, foram realizados os Jogos Escolares de Maués, com a participação de 250 crianças e jovens de todas as escolas do município. Os melhores atletas seguiram para Boa Vista do Ramos, onde participaram da seletiva regional. Nos dois eventos, o apoio e incentivo da prefeitura foi total.

“Estamos recuperando quadras esportivas no interior e ginásios na sede, com nova iluminação e estrutura completa. Nosso estádio (Manoel Baraúna Filho), também passou por uma ampla reforma, a primeira em muitos anos, e em breve sediará o Campeonato Municipal. Também estamos capacitando profissionais para treinar nossos jovens”, destacou o prefeito Junior Leite, sobre o projeto de retomada do esporte em Maués.