Maués ganha novo complexo de produção rural pioneiro no interior do Amazonas

Maués ganhou nesta terça-feira, 12, um novo complexo de produção rural, com parque avícola, tanques para piscicultura e o maior viveiro público do interior do Amazonas, que já está produzindo mudas de açaí, guaraná, cítrus (laranja, tangerina, limão) e pau rosa. A ação é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Maués e o Governo do Estado e faz parte dos investimentos do Programa Municipal Maués Produz, criado pelo prefeito de Maués, Junior Leite, para fortalecer a produção de pequenos produtores do município.

Presente na ação, o governador Wilson Lima elogiou a nova estrutura e disse que levará o projeto piloto para outros municípios do Estado. “Fico muito feliz em ver um complexo de produção tão completo que foi entregue hoje pela Prefeitura de Maués em parceria com o Governo do Amazonas. O convênio já está beneficiando os pequenos produtores de Maués. Nenhuma economia se desenvolve sem passar pelo setor primário.”, disse o governador.

A entrega do novo complexo de produção de Maués foi comemorada pelo prefeito Junior Leite. “Esse foi mais um investimento do Maués Produz, que já se tornou o maior programa municipal de produção rural no interior do Amazonas. A partir desse programa, já mecanizamos mais de 250 hectares de terra na zona rural, demos implementos agrícolas, transporte, mudas e assistência técnica. Só este ano, vamos entregar mais de 250 mil mudas de açaí, guaraná, cítrus e pau rosa para pequenos agricultores do interior.”, ressaltou o prefeito.

Na criação de aves (pintos e patos), o novo complexo de produção rural de Maués conta com chocadeiras e nascedouros que produzem matrizes e posteriormente vão para os aviários, onde recebem ração, água e calor para serem distribuídos aos produtores/criadores, fechando, assim, o ciclo produtivo de aves. O abatedouro conta com uma estrutura dentro das normas de vigilância em saúde que dispõe de uma com câmara frigorífica para o armazenamento.

Já na piscicultura, Maués contará com quatro tanques para produção de tambaqui que servirão de berçário para a produção de matrizes para atender os produtores. Com o novo viveiro, a Prefeitura tem como meta entregar mais de 250 mil mudas de várias espécies como o guaraná, açaí, laranja e pau rosa só este ano.

Mais de 265 hectares de área em Maués já estão prontos para o cultivo dessas mudas, graças ao convênio que garantiu implementos agrícolas como micro tratores, motores de rabetas, cevadores, fornos, ferramentas agrícolas e etc. Grupos geradores também atenderão as demandas em comunidades que não dispõem de energia convencional (Programa Luz Pra Todos). E todos os produtores que serão beneficiados pelo Maués Produz receberão assistência técnica contínua em suas produções.

Investimentos em obras de infraestrutura

Em sua visita a Maués, o governador do Amazonas também anunciou investimentos para recuperação da malha viária do município e a reforma do Ginásio Poliesportivo Deodato de Miranda Leão. A convite do prefeito Junior Leite, Wilson Lima ainda visitou a estrutura da Fábrica de Ideias, a biblioteca digital com mais de 1 milhão de itens em seu acervo, e a produção de leite de soja do Leve Leite.

O governador Wilson Lima também visitou as obras do Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai), o maior pacote de obras no interior do Amazonas, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com execução do Governo do Amazonas e Prefeitura de Maués, com o propósito de solucionar problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica do município de Maués.

Esse programa tem os seguintes objetivos específicos: recuperar a qualidade ambiental das lagoas Maresia e Prata e urbanizar seus entornos, reduzindo o impacto das inundações e melhorar as condições de habitação das famílias residentes na área de intervenção; ampliar e melhorar os serviços de água e esgoto; e implantar sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em comunidades indígenas e ribeirinhas de Maués.

Na rede de água, estão em execução 03 reservatórios Apoiado e 03 Elevados, totalizando a quantidade de 1.730 mil litros de água, podendo sustentar o município por mais de 12hs sem a falta d’agua, em consequência da falta de energia elétrica. Estão sendo implantados também 5,64 Km de Rede de distribuição de água, elevando o atendimento para mais de 25 mil habitantes em toda a cidade, com mais 06 novos poços artesianos que irão abastecer os referidos Reservatórios.

Na Rede de Esgoto Sanitário, a rede existente tem 11,50 Km e a projetada 23,82 Km, totalizando 25,32 Km de rede em toda a cidade. 07 Estações Elevatórias receberão todos os resíduos das residências, atingindo cerca de 23 mil habitantes, aproximadamente 74% da população da sede do Município que contarão com tratamento de esgoto, melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto existente.

Quanto a recuperação das lagoas urbanas da Maresia e do Prata, estão sendo  incluídas obras de macrodrenagem e microdrenagem e a urbanização de seus entornos com áreas verdes, praças e estruturas para feiras e exposições, bem como a construção de ciclovias, observando a compensação adequada das famílias afetadas pelas intervenções.