Educação: Maués realiza maior entrega de materiais no interior do AM

A Prefeitura de Maués realizou na manhã do dia 4 de abril, a maior entrega de materiais escolares no interior do Amazonas. No total, foram repassados para os alunos e para as unidades educacionais do município, distante 253 km de Manaus, 49 mil itens, entre uniformes, carteiras, móveis, quadros de anotação e kits escolares.

A Terra do Guaraná tem atualmente 15 mil alunos no ensino infantil e fundamental, matriculados em 12 escolas na zona urbana e 161 unidades na zona rural. Cada um deles recebeu duas novas camisas e um calça, além de cadernos, livros e demais materiais necessários para o estudo.

“Tenho sete filhos e todos os anos é muito difícil comprar lápis para todos. Sem os kits e o apoio da prefeitura, eles não poderiam sequer escrever”, afirmou a dona de casa, Lucimara de Albuquerque, moradora do Ramalho Júnior.

Em seu pronunciamento, o prefeito Júnior Leite lembrou da situação em que estavam as escolas municipais em janeiro, e reafirmou que a prefeitura continuará investindo no setor. “Incluindo algumas reformas e reparos nas escolas necessárias para o início do ano letivo e a aquisição dos uniformes e dos equipamentos, totalizamos R$ 2 milhões aplicados na melhoria do ensino em Maués. Mas ainda é pouco. Até o final do ano iniciaremos a recuperação total das escolas, principalmente da zona rural, investindo R$ 8 milhões para oferecer melhores condições de aprendizado”, acrescentou o prefeito Junior Leite.

O prefeito destacou ainda que o próximo passo de sua gestão para o setor é oferecer, em parceria com a Universidade do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), uma série de cursos de qualificação, especialização e educação continuada para os professores da rede de ensino.

“Educação não se faz apenas com paredes. Hoje, estamos preparando os alunos, mas ainda neste ano, vamos quitar uma dívida histórica do município com seus educadores, com a realização dos cursos e principalmente com a realização do concurso público para contratação efetiva de servidores para o setor”, afirmou o prefeito.

Professora de alunos, com idade entre 7 e 32 anos, na distante comunidade de Nossa Senhora do Carmo, Eleomara Martins explicou a importância dos novos materiais para sua escola. “Moramos a três horas de barco da sede (de Maués) e muitas vezes tivemos que dispensar estudantes por não havia sequer lugar para todos sentarem na sala”, lembrou a educadora, ao comemorar que a partir de hoje, sua escola terá, pela primeira vez carteiras suficientes para os 16 alunos.