Departamento de Vigilância em Saúde intensifica ações de combate à dengue

O controle da Dengue representa um grande desafio para os profissionais da saúde e para a população. E é preciso combater os focos da do mosquito Aedes Aegypti, principalmente na estação que estamos, o período de chuvas no Amazonas.

Em Maués, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, intensifica os trabalhos de combate ao Aedes Aegypit. As ações são realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que vão de casa em casa para dar orientações sobre como evitar que o mosquito da Dengue se prolifere e fazendo vistorias nos quintais, para combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zyca Vírus e Febre Amarela.

A Coordenação de Vigilância em Saúde orienta para que a população abrace a campanha “Dez minutos contra a dengue”, que propõe ao morador a fazer vistoria no seu quintal durante dez minutos, uma vez por semana, e assim evitar o acúmulo de água, impedindo o surgimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

“Nós precisamos unir forças, não adianta só o profissional da saúde fazer a sua parte, o combate à Dengue depende 90% da contribuição da população”, disse Francisca Ribeiro, coordenadora da Vigilância em Saúde em Maués.

Os ACE’s, já passaram pelos bairros Maresia, Santa Tereza e atualmente as equipes estão no Centro e bairro Santa Luzia. Nas próximas semanas atingirá os bairros Senador José Esteves, Ramalho Júnior, Mário Fonsêca, Éden, Donga Michilles encerrando com a Usina São João.