Atletas de Maués quebram recorde de 10 anos nos Jogos Escolares do AM

Maués está fazendo história nos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas).

Na 40ª edição do torneio, a delegação formada por 19 atletas, além de professores e técnicos, quebrou o recorde de medalhas obtidas nos últimos dez anos e subiu ao pódio seis vezes apenas nas competições realizadas no último final de semana em Manaus, onde acontecem os jogos.

Aluna da Escola Municipal Aparício de Miranda Leão, a jovem Natália Leão ganhou o ouro após vencer a competição de 100 metros do atletismo, a mais curta e veloz das distâncias disputadas e também uma das mais populares modalidades do esporte.

As medalhas de prata, três no total, foram conquistadas por Julenildo Vasconcelos (Escola Municipal Maria da Conceição da Rocha), na prova de atletismo de 250 metros, e também pelos estudantes Lucas Santos e Kédma Ilza, ambos da Escola Municipal Salum de Almeida, que subiram ao pódio na Luta Olímpica.

Renata e Julenildo também conquistaram duas medalhas de bronze nas provas de atletismo de 800 metros e 100 metros, respectivamente.

“Maués sempre se destacou e teve atletas de primeira linha no Estado. Mas o esporte estava abandonado, esquecido pelas gestões anteriores. Desde o início do ano, começamos um grande programa de recuperação, que inclui desde melhorias e reformas das instalações ao treinamento aos investimentos e parcerias para aperfeiçoar o treinamento dos atletas e na aquisição de equipamentos, uniformes e estrutura para que possam se dedicar à prática esportiva”, destacou o prefeito Junior Leite.

A partir desta terça-feira (25), oito atletas de Maués entram nos tatames para disputar medalhas nas diversas categorias do Jiu-Jitsu. O torneio acontece no ginásio do Sesi, na Zona Leste de Manaus.