2017 termina com saldo positivo em Maués

A Prefeitura Municipal de Maués, na gestão do prefeito Junior Leite, encerra o ano de 2017 com um saldo extremamente positivo em todos os setores da administração pública, principalmente em segmentos essenciais para o cotidiano de seus mais de 62 mil habitantes como saúde, educação e assistência social.

Na rede municipal de ensino, foram mais de 15 mil alunos matriculados em 173 escolas – 12 na sede e as demais nas comunidades ribeirinhas e indígenas da Zona Rural – que receberam 49 mil itens no início do ano letivo, entre uniformes, kits escolares, móveis e carteiras, o maior investimento em educação no interior do Estado este ano.Ainda na área educacional, a prefeitura iniciou um amplo programa de reforma, ampliação e construção nas escolas de 40 comunidades, dentre as quais cinco em áreas indígenas Sateré Mawé, totalizando 129 novas salas de aula que estarão concluídas nas próximas semanas e também a recuperação de todas as 12 escolas localizadas na sede.

“Também devemos destacar que a merenda escolar está presente todos os dias e que o transporte escolar, que no passado era uma das principais causas da evasão dos alunos, está resolvido. Principalmente nas comunidades mais distantes onde o acesso é feito exclusivamente pelos rios”, acrescentou o prefeito Junior Leite.

O programa Leve Leite foi reativado e beneficia hoje cerca de 15 mil pessoas

Saúde

Ao assumir o mandato no dia 1º de janeiro deste ano, o primeiro ato do prefeito Junior Leite foi anunciar a contratação de profissionais para atuar na área da saúde e também a aquisição imediata de remédios para abastecer as farmácias populares das unidades municipais de saúde.

Em uma ação inovadora e com recursos do próprio município, quatro das seis UBS da Terra do Guaraná foram completamente reformadas e receberam novos equipamentos e desde a metade do ano, os moradores passaram a contar com uma moderna ambulância para atendimentos e transportes de pacientes. Ainda na área da saúde, foram realizados em 2017 mais de 20 mil procedimentos odontológicos, 250 cirurgias de pequena e média complexidade, mais de 700 partos e Maués passou a contar com 100% de cobertura dos agentes de saúde, que este ano receberam 151 novas bicicletas e motores de rabeta para fazer o atendimento nas casas dos moradores de todo o município.

“Para 2018 vamos intensificar os trabalhos que iniciamos este ano também na área da prevenção. Foram mais de 15 grandes campanhas de conscientização diretamente nos bairros e comunidades que surtiram excelentes resultados e que demonstram que o Poder Público junto com a população, pode melhorar a realidade”, afirmou o prefeito Junior.

Social

Outra importante conquista para a população de Maués em 2017 foi a implantação do programa municipal Leve Leite, o maior projeto social e de combate à desnutrição infantil no interior do Estado, totalmente custeado com recursos do próprio município. De janeiro a novembro foram produzidos e distribuídos gratuitamente mais de 503 mil litros de leite de soja para 2.812 famílias cadastradas pela prefeitura, totalizando mais de 14 mil pessoas que tem no programa uma de suas principais fontes de alimentação diariamente. Também foi uma prioridade da Prefeitura de Maués a realização e manutenção de cadastramentos e estudos que atualmente asseguram a 9,6 mil pessoas benefícios sociais.

500 moradias foram entregues na gestão do prefeito Junior Leite

Gestão

O prefeito de Maués, Junior Leite, explica que todas as atividades realizadas ao longo do ano, politica e economicamente complicado em nível estadual e federal, somente foram possíveis com uma gestão municipal transparente e comprometida com as necessidades da população.

“Em todos setores da administração, cortamos gastos e reduzimos ao máximo as despesas para benefício direto da população e para arrumar a casa, uma vez que ao assumirmos, não havia sequer uma folha de papel na prefeitura e nos órgãos municipais”, ressaltou Junior Leite.

Entre os avanços neste setor, o prefeito cita o pagamento dos salários dos servidores municipais. “Chegamos em dezembro com todos os pagamentos em dia, inclusive do 13º, que teve sua primeira parcela depositada no mês de agosto. Este era um problema histórico que se arrastava por anos e que conseguimos resolver”, relembrou o prefeito.