NOTÍCIAS

Projeto Água Legal chega em outubro para cinco bairros de Maués

A partir de outubro, 2.500 residências dos bairros da Maresia, Centro, Santa Teresa, parte do Santa Luzia e parte do Ramalho Júnior receberão a primeira etapa do projeto Água Legal, que tem como função principal realizar cobranças justas dos consumidores do sistema municipal de abastecimento de água com a instalação de hidrômetros e, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício deste importante recurso, que em Maués chega a 60%.

Confira a seguir, tudo que você precisa saber sobre este projeto que vai beneficiar nosso município.

1 – Por que instalar um hidrômetro na minha casa?

Para fazer justiça com você. Com o hidrômetro, você só paga o que consumir. Hoje, 40% da água tratada e distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Maués (SAAE) é desperdiçada em torneiras mal fechadas, vazamentos e nos “gatos”. Quem paga essa conta é o consumidor honesto, que usa a água de forma consciente.

2 – Quantas casas e quais bairros receberão os hidrômetros?

Nesta fase serão 2.500 hidrômetros a serem instalados no Centro, Maresia, Santa Teresa, parte do Santa Luzia e parte do Ramalho Junior.

3 – É obrigatório a instalação do hidrômetro na minha casa?

Sim, além de pagar apenas o que for consumido durante o mês, cada casa poderá conferir o valor exato e controlar o uso da água. A instalação vai proporcionar mais economia e ganhos para toda a população.

4 – Em que parte da minha casa será instalado o hidrômetro?

Na área externa, com ligação direta na rede de abastecimento de cada domicílio.

5 – Como funcionarão os hidrômetros?

Os equipamentos tem a aparência de um relógio e funcionam nos moldes do velocímetro de um carro. A diferença é que o hidrômetro se movimenta quando a água passa em seu interior e a unidade de medida é o metro cúbico. É importante que os consumidores acompanhem frequentemente a movimentação do hidrômetro.

6 – Em que horários serão instalados os equipamentos?

Em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda-feira à sábado. Todos os funcionários estarão uniformizados, identificados e com os equipamentos necessários. Receba bem a equipe…

7 – Preciso pagar pela instalação?

Não. O Prosai-Maués vai arcar com os custos.

8 – Quais as vantagens de utilizar a água que passará pelos hidrômetros ao invés de utilizar ligações ilegais (gatos)?

A água distribuída pelo SAAE é tratada com diversos produtos químicos, é avaliada semanalmente por especialistas que atestam a qualidade do serviço prestado diariamente, garantindo a sua saúde, de seus filhos, familiares e amigos.

9 – Como será a cobrança?

A partir do primeiro mês após a instalação, a conta será enviada para as casas. O consumidor terá três opções para escolher a data de vencimento e o pagamento poderá ser feito nos bancos e nas agências lotéricas e dos Correios.

10 – Em resumo, o que eu vou ganhar a população vai ganhar?

Em primeiro lugar, cada um vai pagar apenas o que consumir e poderá verificar se o valor da tarifa corresponde ao que realmente consome. A população terá um serviço com mais qualidade, menos desperdício e que receberá constantes investimentos para acompanhar o desenvolvimento de Maués.

Pular para o conteúdo