Prefeitura inicia cadastramento de artesãos e artistas de Maués

Músicos, pintores, artesãos, dançarinos, cineastas, todos os artistas de Maués, estão convidados a participar do cadastramento que tem o intuito de mapear a classe artística do município. A ação é da Prefeitura Municipal de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), e teve início nesta terça-feira, 17, na Biblioteca Pública Municipal e no Museu do Homem. O cadastramento será feito de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h, até o dia 29 de abril.

“A importância do cadastramento é a necessidade de mapear o setor cultural no município. A partir desse mapeamento, vamos trabalhar uma programação técnica que vai envolver oficinas de capacitação e qualificação para os artistas e artesãos. Cantores, músicos, pintores, pessoas que trabalham com tecelagem, cestaria, artesanato de guaraná, cenografia, carnaval, enfim, todos os artistas devem participar”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Ellen Mendonça.

Dona Milka é uma das principais artesãs e disse que vai participar do cadastramento. Foto: Reinaldo Santos

A programação técnica consiste na capacitação e qualificação da classe artística, como a participação em oficinas para elaboração de projetos que possam concorrer em editais, oficinas de músicas, danças, teatro, cinema etc.

Para participar, é preciso comparecer à Biblioteca Pública Municipal ou ao Museu do Homem, preencher uma ficha com dados pessoais e anexar algum trabalho cultural realizado. Exemplo: Se for cantor ou banda, será necessário anexar junto ao cadastro um CD Demo.