Maués cria força-tarefa para combater queimadas

Uma força-tarefa composta de carros-pipas, caminhões e até tratores, além de brigadistas e técnicos foi montada hoje (5), pela Prefeitura de Maués. O objetivo é apagar os focos de queimadas que estão ardendo em uma área de aproximadamente 2 hectares, dentra da zona urbana da sede do município.

Distante de Manaus 253 km em linha reta, Maués é mais um dos municípios dos Amazonas a sofrer com queimadas. Na cidade, a fumaça está incomodando os moradores e na mata, a natureza é quem sofre.

“Determinamos e já reunimos todos os esforços possíveis para eliminar esse foco de queimada. Nossa equipe está trabalhando para que, em no máximo 48 horas, esse fogo possa ser totalmente apagado”, garante o prefeito de Maués, Junior Leite.

Conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Amazonas registrou aumento nos casos de incêndios este ano. De janeiro a até a metade do mês de setembro, 10.609 focos de queimadas foram registrados no Estado. No mesmo período do ano passado foram 9.194 focos; um aumento de 15,4%.

O Amazonas é o quinto Estado com o maior volume de foco de queimadas em 2017. Os casos de queimadas já representam 88,2% do número total de incêndios do ano passado, quando 12.024 ocorrências foram detectadas pelo monitoramento do Inpe.

Na avaliação dos técnicos da Secretaria de Muncipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Maués (Sedema), as principais causas de queimadas em zona urbana são a queima de lixo doméstico e a limpeza de terrenos e quintais, que em vez de serem roçados, acabam sendo queimados.

“Com a vegetação seca e o tempo quente o fogo se alastra facilmente e isso pode ter consequências graves”, como explica o secretário de Meio Ambiente de Maués e vice-prefeito, Paulo Said. De acordo com ele, somente nos últimos dois meses deste ano, a Semmas já combateu mais de 10 focos de queimadas na zona urbana de Maués.