‘Balcão de Empregos’ encaminha população para o mercado de trabalho

O mauesense Ricardo Cascais Araújo começou a fazer parte da equipe de obras do Programa de Saneamento Integral (PROSAI) em março deste ano, por meio do projeto ‘Balcão de Empregos’ da Prefeitura Municipal de Maués. Ele conta que ficou desempregado por mais de quatro anos e chegou até a sair do município por falta de oportunidade de emprego.

“Foram mais de quatro anos procurando emprego, mas sem conseguir nada. Fui embora para Manaus em busca de uma vida melhor, mas também encontrei uma realidade difícil, sem oportunidades. Até que um dia, por telefone, minha família me falou sobre o Balcão de Empregos da Prefeitura de Maués e resolvi voltar para o município. Acreditei no projeto, encaminhei meu currículo e fui selecionado. Hoje estou trabalhando nessa obra tão importante que vai mudar a nossa Maués”, disse.

Ricardo, de capacete azul, trabalha na equipe de obras do PROSAI. Foto: Reinaldo Santos

Assim como Ricardo, Linderbegue Trindade de Araújo também ficou desempregado por anos e hoje integra a equipe do canteiro de obras do PROSAI. “Antes de começar o PROSAI eu era um desempregado. Foram mais de cinco anos sem emprego, tentando sustentar meus cinco filhos com um bico ali, outro aqui. Não foi fácil. Mas graças ao prefeito Junior Leite, essa obra foi retomada e já está gerando emprego para a população”, complementou.

O Balcão de Emprego foi criado pela nova Prefeitura de Maués com a intenção de diminuir o índice de desemprego no munícipio. Por meio de cadastro de currículo, que hoje já são mais de 3 mil no sistema, o projeto vai encaminhando a população para o mercado de trabalho. Apenas no Programa de Saneamento Integral (PROSAI) de Maués, centenas de pessoas já estão empregadas em diversas áreas relacionadas as obras.

Ricardo é servente de pedreiro nas obras do PROSAI. Foto: Reinaldo Santos

Segundo o prefeito Junior Leite, o objetivo é gerar cada vez mais oportunidades de emprego para a população. “Como a gente sabe, o nosso país vive um momento de crise econômica, com um alto índice de desemprego, infelizmente. Tem milhões de pessoas na fila de desemprego no Brasil todo. Mas nós já estamos traçando um caminho diferente, dando mais oportunidades para o povo. Grandes obras como o Prosai e programas como o Leve Leite, retomados na minha gestão, já estão criando vagas de emprego e gerando renda para a população. A expectativa é que mais vagas sejam abertas.”, disse o prefeito.

O Balcão de Empregos fica localizado na Rua Francisco Magnani, no bairro Santa Luzia, na mesma rua da Rádio A Crítica.